Postado pelo ilustríssimo colaborador Marcello Caetano:
É necessário mais pesquisa, mas posso praticamente garantir que o feito do Ipatinga é inédito. Subiu como um Apito de Gaiato, fazendo barulho e rápido. Em 2005 foi Campeão Mineiro, em 2006 Vice-Campeão e promovido a Série B, em 2007 Vice-Campeão da Série B e promovido a Série A. E como o Apito de Gaiato, vai descendo silencioso e rápido.
Nesse Domingo, foi selada a queda do Ipatinga ao Módulo II do Campeonato Mineiro. Sim, o Ipatinga, time de Série A, vai disputar em 2009 a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, que hoje tem o ex-poderoso América Mineiro, conhecido popularmente pelo seu mascote, o Coelho e pelo seu belíssimo uniforme listrado em preto e verde.
É uma vergonha e um milagre o que o Ipatinga conseguiu fazer, mas há sim algumas respostas para esse milagre. O Cruzeiro deixou de ceder ao Ipatinga, tanto jogadores (O Cruzeiro tem o melhor elenco do Brasil no papel, um elenco numeroso e com bons jogadores, mas a maioria não consegue se encaixar no Cruzeiro), como a comissão técnica. E o Ipatinga que já há algum tempo, vinha crescendo, graças a comidinha na boca que o Cruzeiro dava, quando se viu, tendo que procurar seu alimento, ficou perdido. Tanto que terminou o Mineiro de 2007 na 7º Colocação. Mas conseguiu se encaixar no segundo semestre, principalmente no finalzinho da Série B e conseguiu subir.
Agora, o mais assustador de tudo, é que o time do Ipatinga no papel, é um time com bons nomes. Tem como o principal goleador, o atacante Nenê, que jogou com Santa Cruz, junto com Rosembrick e Carlinhos Bala, e contratado pelo Cruzeiro. Não deu muito certo na equipe celeste, mas marcou seus golzinhos pelo Ipatinga. Tem no meio o pseudo-craque Gerson Magrão, que o Flamengo trouxe como estrela, mas viu que era um tremendo perna de pau. Jogou bem na Série B, mas nesse campeonato mineiro mostrou realmente que só foi jogar no Feyenoord, porque tem empresário bom. Além deles tem o meia Danilo Portugal, bom articulador que passou muito tempo no Goiás, o volante Paulinho, querido por uns e pouco querido por outros torcedores do Flamengo, e o também volante Augusto Recife, que jogou no Cruzeiro. Tem também Leandro Salino, que se destacou no Ipatinga, na Copa do Brasil, foi pro Flamengo, não deu certo, e acabou voltando. Marcelo Costa, ex-Grêmio e Palmeiras. Os atacantes Osmar, ex-Palmeiras, William, ex-Palmeiras também, e Marcelo, que foi Vice-Artilheiro do Estadual do Rio de Janeiro pelo Madureira em 2006, e passou pelo Flamengo e Fluminense.
Não tem nenhum craque, mas tem jogadores que jogam um futebol meia-boca, e que juntos não podiam jogar 11 partidas de um campeonato aonde só tem de forte o Atlético e o Cruzeiro, e conseguir vencer apenas 3 jogos, e perder os outros 8. Que alguém salve o Ipatinga, porque senão, o Campeonato Brasileiro de 2008, vai ter disputa só por 3 vagas no rebaixamento, como foi em 2007. O Ipatinga pode conseguir a façanha de ser pior que o América de Natal foi em 2007.
Que alguém salve o Ipatinga, ou assim como o Apito de Gaiato, o Ipatinga vai sumir na escuridão.
domingo, 6 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
O time do Ipatinga, mesmo sendo um apanhado de "jogadores não aproveitados nos times grandes" não merecia cair. Entrou para história! Parece que a alegria dos 4 que subiram para a série A está perto de acabar. Dizem que Keirrison, destaque do Coritiba já está no Palmeiras.
Diogo, destaque da Portuguesa, depois da lesão não voltou com o mesmo futebol. O Vitória é a incógnita.
O Brasileirão 2008 promete, mas não para todos.
Excelente texto Marcello! Muito bem escrito!
Grande Abraço!
Postar um comentário